quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

LITERATURA E CINEMA - DECUPAGEM


Decupagem de Momento no Café, de Manuel Bandeira


Este é um pequeno exercício sobre como criar uma seqüência fílmica baseada em um determinado texto, como um poema.

- PLANO 1
Exterior, final de tarde, rua em frente ao café.
Plano geral. Visão de um cortejo fúnebre passando: caixão sobre um carro empurrado manualmente; viúva chorando com a cabeça coberta e um terço nas mãos; pessoas de preto; padre com turíbulo.
Ruídos: sons da rua abafados gradativamente pela ladainha.
Música: ladainha crescente.

- PLANO 2
Exterior, calçada em frente ao café.
Plano geral. Parte frontal do café. Câmera em zoom para um plano de conjunto de um grupo de cinco homens sentados à mesa. Eles estão vestidos ao estilo dos anos 1950, inclusive com chapéus.
Música: samba canção abafado pela ladainha crescente.

- PLANO 3
Exterior, rua em frente ao café.
Plano médio. Câmera em travelling, ligeiramente em plongée, mostrando o esquife em movimento.
Música/ruído: ladainha em volume alto.

- PLANO 4
Exterior, calçada em frente ao café.
Plano médio. Cada um dos homens à mesa é mostrado pela câmera em travelling, ligeiramente em contra plongée. Todos saúdam o corpo com ar distraído e confiante, à exceção de um deles.
Música/ruído: ladainha em volume alto.

- PLANO 5
Exterior, rua em frente ao café.
Plano médio. Câmera em travelling, ligeiramente em plongée, mostrando o padre e, depois, a viúva em movimento.
Música/ruído: ladainha em volume alto.

- PLANO 6
Exterior, calçada em frente ao café.
Plano americano. Mostra o homem que ainda não havia saudado o morto iniciar um gesto longo e lento de tirar o chapéu.

- PLANO 7
Exterior, rua em frente ao café.
Plano americano. Câmera em travelling, ligeiramente em plongée, para trás acompanhando o avanço da viúva. Zoom em direção ao rosto da mesma até atingir o primeiro plano. Detalhe do sofrimento da mulher, que mal consegue entoar a música.
Música/ruído: ladainha em volume alto.

- PLANO 8
Exterior, calçada em frente ao café.
Primeiríssimo plano. Fixado no rosto do último homem a cumprimentar o morto. Seu olhar demonstra concentração em determinado pensamento, semblante filosófico. O rosto se move acompanhando o movimento do cortejo. Zoom para plano de detalhe focalizando seus olhos.
Música/ruído: ladainha perdendo força, dando lugar ao pensamento do mesmo transformando-se nas seguintes palavras:
- Agitação feroz e sem finalidade é a vida. Toda ela uma traição. Lá se vai a matéria de um homem, liberta de sua alma extinta.

- PLANO 9
Exterior, calçada em frente ao café.
Plano geral. Cortejo é mostrado por trás, distanciando-se, com a câmera fixa na posição dos homens no café.
Música: ladainha vai diminuindo e o samba canção volta a ganhar força.

Nenhum comentário: